• Kettlebell Sport: Salvador recebe em setembro etapa de GP mundial

    Kettlebell Sport: Salvador recebe em setembro etapa de GP mundial

    O esporte cresce no estado que possui um dos maiores times do Brasil

    As inscrições já estão abertas para a 2ª edição do World Kettlebell Grand Prix Series etapa Brasil – WKGPSBRASIL, que acontece no dia oito de setembro, em Salvador.

    cartazWKGPSBrasil1instagramA competição atrairá atletas e equipes de destaque no Brasil e no mundo, como os russos Denis Vasilev e Sergey Rachinskiy, campeões mundiais da modalidade, sendo o último, detentor de sete recordes no Guinness Book, além de atletas nacionais e de toda a América Latina.

    A Etapa Brasil do GP mundial 2017 também será válida como primeiro Campeonato Brasileiro da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell Sport – WAKSC, e, com isso, os atletas terão seu recorde válido nacional e internacionalmente.

    Na Bahia, o esporte vem se tornando popular desde 2015, quando as primeiras competições foram realizadas. “Salvador possui atualmente um dos maiores times de kettlebell sport do país, formado por quarenta atletas da L3 Fun Training, que juntos com atletas de outras equipes da capital e de algumas cidades do sul da Bahia, podem garantir para o estado o maior número de medalhas na competição”, informa João Rosário, organizador do GP e pioneiro no treinamento e realização de competições de Kettlebell no Brasil.

    O GP contará com atletas de todas as idades e níveis nas modalidades iniciante, amador e profissional, masculino e feminino, e categorias infantil, juvenil, adulto e veterano, divididas por categoria de peso corporal e dos kettlebell. “Espaço para todos participarem, não importa a idade. Por isso, se você treina, sabe executar os movimentos corretos, não perca a chance de subir na plataforma e testar seus limites”, convida Rosário.

    O GP é aberto ao público e será realizado a partir das 8 horas no salão de eventos do São Salvador Hotéis.   Inscrições até 8 de agosto a partir de 90 reais (para 1 prova) no site www.wkgpsbrasil.com.br

    Sobre o esporte

    No kettlebell sport os atletas vão ao seu limite executando movimentos com tempo e técnica específica com o kettlebell, uma bola de ferro com alça que pode pesar até 32 quilos em campeonatos, num esporte que alia força, técnica e resistência. O esporte consiste em quatro provas – jerk, snatch, long cycle e o biathlon, disputadas em 5 ou 10 minutos. O vencedor é o atleta que conseguir executar mais repetições no tempo da prova.

    legendaVinte e seis países sediam etapas do GP mundial da WAKSC 2017, incluindo o Brasil, que recebeu pela primeira vez uma etapa desse GP em 2016, em  Curitiba. Participaram da 1ª edição do GP, 47 atletas de 8 estados brasileiros além do Chile e Rússia com o saldo de 64 medalhas. Dentre eles, sete atletas de duas equipes da capital baiana, que conquistaram dez medalhas de ouro para o estado.

    Para 2017, a estimativa, segundo João Rosário, é de um aumento de 100% no número de competidores, uma vez que a Bahia, considerada como um estado de referência no kettlebell Sport possui 50 competidores de alto nível na capital e interior.

    Ele informa que em cinco de agosto será realizado em Salvador o Campeonato Baiano da modalidade, uma chance de preparação maior para atletas do estado que vão disputar o GP.  “Será a quarta competição realizada em Salvador e a quinta no estado, explica Rosário, que no dia 28 de julho representará o Brasil competindo no 1º Campeonato Latino -Americano da WAKSC, no Chile. “Vou em busca de mais uma medalha para a Bahia e será uma grande oportunidade de convidar atletas de toda a América Latina para participar do GP no Brasil”, explica.

    O WKGPSBRASIL2017  é uma realização da empresa Brutal Strength and Conditioning com o patrocínio de Priscila Beck treinamento funcional, São Salvador Hotéis, Kettlebell Kings, Guache comunicação,Burpees Comfort Fitness e apoio da Buffalo Wax, Xpro Training, Aratu online e Rádio Excelsior da Bahia.

    Por: Liliane Pólvora